O professor não pode ser aquele que chega na sala abre a boca para falar o que leu na noite anterior, coloca o momento do tira dúvidas e findada a hora aula, pega sua bolsa e vai embora.
O professor é muito mais que algo mecânico. Necessita conhecer os ouvintes, rir nas horas próprias e acalmar os ânimos nas horas necessárias. Precisa conversar, compreender e ouvir.
Ser professor é ser aluno, é estar em eterna aprendizagem, é saber semear o companheirismo e a amizade e isto não importa se será em 1 aula ou em 100.
O bom professor além de fazer tudo isto, ele ainda sabe trazer uma paz pra quem está em sua frente, ele irradia uma luz que contagia. Ele é mágico e sabe transformar o imaginário em real - ele cria, transforma e dá vida!
O bom professor coloca a semente do conhecimento dentro do terreno fértil do cérebro e espera que cada cabecinha plantada possa florescer.
O bom professor não faz apenas falar. Ele fala, ensina, mostra... trabalha o todo e não apenas uma parte. Ele entra numa sala com a vontade de cumprir um dever e ao sair dela tem a certeza de que está saindo com o dever cumprido.
E são dos bons professores que os alunos sentem falta, não porque se apegaram a ponto de não poder viver sem, mas sim porque lá na frente o aluno gostaria de oferecer uma das frutinhas cultivadas a partir daquela semente de conhecimento plantada pelo professor.
Professor... talvez eu nunca mais o veja um dia, mas se um dia a gente se re-encontrar quero dividir minha salada de frutas com você!
Um grande beijo a todos os professores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário